7 dicas valiosas para a quarentena


Neste momento, além de permanecer em casa, precisamos nos cuidar e fortalecer a nossa imunidade. Mas como garantir uma alimentação saudável durante a quarentena? O nutricionista Bruno Reisen vai nos dar 7 dicas valiosas!


Olhe para sua rotina alimentar

Avalie sua rotina alimentar e, se for o caso, organize-a. Se você mora com familiares, aproveite para distribuir responsabilidades com a alimentação entre os moradores da casa (higienizar, preparo e cozimento). Seguir um planejamento alimentar também ajuda a diminuir a ansiedade com a situação atual.


Planeje suas compras com a GreenBox

Planejando bem suas compras você evita o desperdício alimentar (inclusive de dinheiro) é recomendável elaborar uma lista de compras, acessar a loja online, considerando o consumo da família e os produtos disponíveis na geladeira e despensa. Fazendo compras online na segurança de casa você não necessita de ir ao mercado. Resumindo: “Planejando e fazendo suas compras online você evita o desperdício alimentar, de dinheiro, economiza tempo e se mantém em um ambiente seguro”


Cuidado redobrado com a higiene dos alimentos

Todo alimento deve ser higienizado. As embalagens não permeáveis, como as que são feitas de plástico, latas e garrafas de vidro, devem ser lavadas com água e sabão. Outra opção é borrifar álcool 70%, que também pode ser substituído por uma solução clorada, preparada na proporção indicada na embalagem de água sanitária. Retire frutas, verduras e legumes das embalagens e armazene em fruteiras. Na hora de consumir (ou guardar na geladeira, se for o caso), higienize os alimentos lavando em água corrente e deixando de molho por 15 minutos no hipoclorito de sódio, um potente desinfetante para higienizar alimentos disponíveis nos supermercados.


Cozinhar é preciso

Use suas habilidades culinárias, coloque a mão na massa, aprenda e compartilhe receitas. Se você é daqueles que não sabe nem fritar um ovo, pode ser um bom momento para aprender.


Pratique o comer consciente

Coma com atenção, mastigue bem os alimentos e aproveite ao máximo o momento da refeição. Alimentar-se de maneira consciente ajuda a se relacionar melhor com a comida, alcançar maior saciedade e evitar excessos.

Prefira alimentos in natura e minimamente processados

Neste momento ou em qualquer ocasião, a alimentação saudável requer a harmonização da quantidade e da qualidade dos alimentos que ingerimos, buscando sempre a variedade com equilíbrio e moderação. Dê preferência a preparações culinárias à base de frutas, verduras, legumes e hortaliças frescas, grãos, cereais, carnes, peixes, ovos, conservas, entre outros.


Compartilhe o momento da refeição

Se você mora com sua família e costuma não ter tempo para comer em companhia das pessoas que ama, essa pode ser uma oportunidade para cultivar esse hábito. A mesa é um ótimo lugar para trocar experiências e cultivar relações. Uma boa conversa pode ser o tempero que falta para deixar a sua comida ainda mais gostosa.

Fonte de informação: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NUTRIÇÃO- ASBRAN, 2020. Disponível em: https://www.asbran.org.br/storage/arquivos/guiaCOVID19.pdf

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